
As práticas tântricas no Atmashakti
Mestre, o que é Tantra?
A palavra tantra é derivada de duas palavras, tattva e mantra. Tattva significa a ciência dos princípios cósmicos, enquanto o mantra se refere à ciência do som e das vibrações místicas.
O tantra, portanto, é a aplicação das ciências cósmicas com vistas a alcançar a ascendência espiritual. Em outro sentido, tantra também significa a escritura pelo qual a luz do conhecimento está espalhado. (Mestre tântrico Shri Aghorinath Ji)
A experiência externa, a percepção que se tem através dos sentidos, é um produto da matéria. Mesmo que os seus pensamentos, sentimentos, emoções e cognições sejam produtos da matéria. Portanto, eles não podem ser absolutos e definitivos. Isto significa que deve haver outra região de experiência. E se há outra esfera de experiência, então deve ser possível transcender as presentes limitações da mente.
Tantra é diferente de outras tradições porque leva a pessoa inteira com todos os seus desejos mundanos em conta. Outras tradições espirituais geralmente ensinam que o desejo por prazeres materiais e as aspirações espirituais são mutuamente exclusivas, preparando o terreno para uma luta interna sem fim.
Embora a maioria das pessoas seja atraída por crenças e práticas espirituais, elas têm um desejo natural de satisfazer seus desejos.
Como não há maneira de reconciliar esses dois impulsos, eles são vítimas de culpa e autocondenação ou se tornam hipócritas. Tantra oferece um caminho alternativo.
A abordagem tântrica da vida evita essa armadilha. O próprio Tantra significa “tecer, expandir e espalhar”, e, de acordo com os mestres tântricos, o tecido da vida só pode proporcionar um cumprimento verdadeiro e duradouro quando todos os fios são tecidos de acordo com o padrão designado pela natureza.
Quando nascemos, a vida naturalmente se forma em torno desse padrão. Mas à medida que crescemos, nossa ignorância, desejo, apego, medo e falsas imagens dos outros e de nós mesmos se emaranham e rasgam os fios, desfigurando o tecido.
O tantra sadhana , ou prática, revolve o tecido e restaura o padrão original. Esse caminho é sistemático e abrangente.
A profunda ciência e práticas referentes a hatha yoga, pranayama, mudras, rituais, kundalini yoga, nada yoga, mantra, mandala, visualização de divindades, alquimia, ayurveda, astrologia e centenas de práticas para gerar prosperidade mundana e espiritual misturam-se perfeitamente nas disciplinas tântricas.